sex. nov 15th, 2019

Contratando um preparador de impostos – Certo e errado

4 min read
preparador de impostos

Ok, chegou a hora de cuidar dos seus impostos e você já tomou a sábia decisão de contratar um profissional para fazer isso. Eu não sei se você está ciente, mas a declaração de impostos é uma das tarefas obrigatórias mais complexas do mundo. Há profissionais por aí que passam anos estudando e se preparando para conseguir prestar esse tipo de serviço. Claro, em alguns casos é permitido por lei que uma pessoa faça isso por conta própria, mas geralmente não é algo recomendado. O que você quer fazer é contratar um profissional sério e passar a responsabilidade para ele com essa questão. Agora, o que algumas pessoas fazem na hora de procurar o prestador de serviço é brincar com a sorte. Falamos isso porque algumas pessoas simplesmente vão ao Google e digitam algo como Preparador de imposto, a partir daí eles contratam o primeiro profissional que acharem entre os milhares de resultados. Não nos leve a mal, o Google é uma excelente ferramenta, mas você tem que ter alguns critérios para escolher o profissional certo. Por isso, separamos alguns erros que são normalmente cometidos e o que você realmente tem que fazer.

Indo por recomendações pequenas

É claro, recomendações são uma boa forma de encontrar um prestador de serviço, mas se você vai contratar o primeiro sujeito que aquele seu colega ou vizinho recomendou, você pode acabar em problemas. A recomendação de alguém é um dos critérios que você pode usar para fazer a sua escolha. Entretanto, você pode até contratar um profissional sem recomendações de conhecidos se eles cumprirem com outros critérios que falaremos a seguir neste artigo.

Não olhar a formação do profissional

Há diferentes tipos de formação possíveis para o prestador deste tipo de serviço. Ele pode ter o título de mestre ou ser uma pessoa recém-formada da faculdade. Não queremos menosprezar os recém-formados, eles provavelmente são excelentes no que fazem, mas podem não ser a melhor opção para o seu caso. Mesmo tendo pouco conhecimento sobre declaração de impostos, você deve ter uma noção do nível de complexidade do seu caso. Uma declaração de impostos individual e uma para uma empresa vão ser melhores tratadas por profissionais diferentes na maioria dos casos. O que você quer é usar a seguinte regra: quanto mais complexo for o seu caso, mais sólida deve ser a formação do profissional.

Não conferir a presença online da firma

Escolher uma firma para lidar com esses assuntos geralmente é a melhor opção. Agora, o que você deve fazer é olhar tudo o que estiver disponível sobre estes prestadores de serviço na internet. Estamos falando de websites oficiais e mídias sociais. Um website vai ter o currículo e um pouco de informações sobre a empresa em questão. As mídias sociais são interessantes porque geralmente é possível ver o que os clientes tem a dizer sobre a empresa. Seria o mesmo que ter centenas de recomendações a sua disposição.

Deixar tudo para a última hora

Ok, vamos deixar isso claro, contratando um profissional ou não isso é uma péssima ideia. Não importa as credenciais do profissional em questão, se você deixar para lidar com os seus impostos de última hora, você geralmente vai ter problemas. Para começar, um prazo apertado pode gerar taxas extras. Além disso, temos a verdade universal para tudo: a pressa leva aos erros. O que você quer é ter tempo para poder escolher o profissional certo e discutir todo o processo com ele de forma calma e paciente. Quem lida com esse assunto desta forma geralmente vai estar blindado para problemas.

Ocultar informações para o profissional

Nós vamos dar o benefício da dúvida para quem fez isso, algumas vezes uma pessoa simplesmente esquece de algo que deveria ser mencionado. Quando isso acontece, a situação pode mudar de cenário de forma radical. Não só os valores cobrados pelo prestador de serviço podem mudar, mas em casos extremos isso pode resultar em multas e outras penalidades. É por isso que o ponto anterior é tão importante. Você quer ser o tipo de pessoa que faz tudo com calma e não o sujeito que vai ao Google digite Preparador de imposto e contrata o primeiro que encontrar entre os resultados.

Mais histórias

Copyright © All rights reserved. | Desenvolvido por Tasteportugal-london.com